A terceira aula decorreu no dia 20/09/2013 e focou-se principalmente no desenvolvimento de algumas bases sobre
o AutoCAD.
O professor começou por explicar
quais as diferenças entre a tela "model" e a "layout". O
"model é onde iremos desenhar e observar o espaço em 3D e o
"layout" irá servir para visualizarmos as plantas e cortes, será o espaço
em 2D que iremos imprimir se for necessário.
Depois iniciamos o exercício da construção do cubo:
- Começamos por colocar "Vpoint" no comando para mudar o ponto de vista e logo de seguida colocamos o ponto do lugar de observação (1,-1,1).
- Depois, colocamos a identidade "Box", para introduzirmos as coordenadas da primeira face, que irá ser: "(0,0,0)"
- Depois iremos colocar as coordenadas (10,10,10) para identificar outro ponto do cubo. Será necessário introduzir "zoom" e depois "e" já que o cubo irá ficar muito pequeno.
- Para podermos visualizar o cubo opaco e com sombras basta introduzir o comando "shademode" e depois "s".
- Após a visualização colocamos "u" para desfazer.
- Depois escrevemos "3Dorbit" para mudar o ponto de observação e com o auxilio do rato rodamos o cubo até encontrarmos um ponto de vista que nos agrade. Para terminar clicamos no enter.
Construção de um dado:
- Para construirmos as circunferências nas faces temos de introduzir uma malha auxiliar, para isso colocamos o comando "xline" e depois "H" para a malha horizontal e introduzimos as coordenadas (0,0). Depois voltamos a introduzir "xline" e depois "V" para a malha vertical e voltamos a introduzir as coordenadas (0,0).
- Para que haja a mesma distancia entre as linhas, basta escrever "offset" e depois indicar o valor "2.5". Depois clicamos sobre as linhas e copiamos para os lados, criando uma malha numa das faces.
- Para colocarmos uma esfera na face superior, vamos colocar "plan" para podermos ver o objecto em planta.
- Para fazermos a esfera basta intrudizir o comando "sphere" e depois escolher o ponto onde a queremos fazer o centro e é nos pedido o raio, que será 1.
- Depois vamos escrever "Z", seguido de "P", para voltarmos a ter um desenho em 3D.
Sem comentários:
Enviar um comentário