A oitava aula realizou-se no dia 11/10/2013 e foi iniciada com uma explicação de como se passava de polegadas para metros. Ficamos a saber que " 1'' polegada" =0,025 m = 0,23 cm. E que " 1' pé"=0,305 m = 30,5 cm.
Depois retomamos o exercício da aula anterior, dos polígonos:
-Começamos por representar um retângulo aureo:
- Introduzimos o comando: "la"-ENTER- criar uma nova layer com o nome de "retangulo áureo" - definir a cor roxa para a layer e selecionar a layer como layer de trabalho.
- Introduzir comando: C - ENTER - 0,0 - o raio terá de intersectar o rectângulo azul - ENTER.
- Introduzir comando: "polyline" - ENTER - "0,0" - ENTER - "qua" (até intersectar o circulo de auxilio) - ENTER - "per" - seleccionar o vértice do rectangulo azul e completar o rectangulo.
-De seguida passamos para o preenchimento das figuras geométricas:
- Selecionar o circulo verde como layer de trabalho. Introduzindo o comando "region" - ENTER - selecionar a circunferência. Depois alterar o "2wireframe" para "shaded".
- Introduzir comando "copy" - ENTER - selecionar a circunferência - ENTER- desviar a circunferência ligeiramente para o lado - ENTER.
- Introduzir o comando "subtract" - ENTER - selecionar a circunferência copiada - ENTER- selecionar a circunferência inicialmente feita.
- Introduzir o comando "u" e voltar até à parte em que o circulo não estava pintado. Mudar para "2wireframe".
- Introduzir comando "move" - ENTER - selecionar o circulo - ENTER - (0.5,0.5) - arrastar o circulo até ao centro do quadrado.
- Voltar a mudar o "2wireframe" para "shaded" e selecionar o pentágono como layer de trabalho. Introduzir o comando "region" - ENTER - selecionar o pentágono" - ENTER.
- Selecionar a circunferência como layer de trabalho. Introduzir o comando "region" selecionar a circunferência - ENTER.
- Selecionar o pentágono como layer de trabalho. Introduzir o comando "C" - ENTER - 3P - Escolher três pontos do pentágono.
- Introduzir o comando "move" - selecionar a circunferência e o pentágono - ENTER - centrar o pentágono - ENTER. Apagar o circulo auxiliar do pentágono.
- Selecionar o retângulo áureo como layer de trabalho. Para criarmos uma diagonal do retângulo áureo vamos introduzir o comando: "line" - ENTER - selecionar um vértice do retângulo - selecionar o vértice oposto de modo a que forme uma diagonal - ENTER.
- Selecionar a diagonal feita e introduzir o comando "midpoint" - ENTER.
- Introduzir o comando "move" - selecionar a diagonal do retangulo - arrastar até ao centro - ENTER.
- Selecionar o retângulo2 como layer de trabalho. Selecionar a diagonal feita anteriormente introduzindo o comando "strech" - ENTER - mover para o vértice do retângulo2.
- Selecionar a diagonal e introduzir o comando "midpoint" - ENTER. Introduzir o comando "move" - selecionar o rectângulo2 e a diagonal- ENTER - mover os planos selecionados para o centro do quadrado - ENTER.
- Selecionar o triângulo como layer de trabalho. Introduzir o comando "c" - ENTER - 3P - ENTER - MIDPOINT - ENTER - fazer com que o circulo intersecte o outro ponto médio do lado do triângulo que falte - ENTER.
- Introduzir o comando "move" - selecionar o triângulo - ENTER - mover para o centro da circunferência.
-Terminamos o exercício dos polígonos.
-O professor voltou a relembrar-nos como se podiam fazer comandos através do programa: NotePAD++. Como exemplo fizemos um quadro de um lado.
Sem comentários:
Enviar um comentário