A nona aula realizou-se no dia 16/10/2013 e teve como objectivo a introdução da representação, catalogação de texto e padrões de várias dimensões de figuras geométricas.
- Configuramos a precisão de trabalho alterando as casas decimais, introduzindo o comando "units" - ENTER - passar para três casas decimais "0,000".
- Iniciamos o exercício adicionando uma layer a cada layer já existente e demos-lhes a cor de cinzenta "253"

- De seguida selecionamos a layer do "quadrado cotas" como layer de trabalho e deixar só a layer do quadrado, do circulo e do triângulo visíveis.
- De seguida medimos o lado do quadrado. Primeiro introduzimos o comando "dim" que permite aceder aos comandos que controlam as cotas, que são, por exemplo: "hor" para cotar medidas que estão dispostas na horizontal, "ver" para cotar medidas que estão dispostas na vertical, "ali" para a diagonal do quadrado, "dia" para cotar o diâmetro de um circulo, "ang" para cotar o angulo interno de um pentágono, "con" e "bas". Neste caso, após introduzirmos "dim" vamos escolher a opção "hor" e escolher dois pontos das extremidades do quadrado, um ponto exterior e carregamos no fim em "enter".

- Como a cota ficou sub-dimensionada tivemos de fazer um ajuste gráfico da dimensão numérica e esquemática das cotas, para isso introduzimos o comando "dimstyle"- ENTER - "modify". Seguir as seguintes alterações:

- Para atribuir a uma cotagem o estilo que acabamos de alterar vamos carregar no botão direito do rato, carregar em properties e alterar dimstyle para o personalizado.
- De seguida fizemos a cotagem diagonal do quadrado, introduzindo o comando"dim" - "ali" - escolher dois pontos opostos da diagonal.

- Depois fizemos a cotagem do triângulo, por isso, precisamos de selecionar a layer "triângulo cotas" como layer de trabalho e introduzimos o comando "dim" - ENTER - "ver".
- Para o raio da circunferência inscrita selecionamos a layer "circulo cotas" como layer de trabalho e introduzimos o comando "dim" - ENTER - "dia" - ENTER - selecionar um ponto do circulo - ENTER - selecionar o centro do circulo.

- Para as cotagens do pentágono vamos selecionar a layer "pentágono cotas" como layer de trabalho e introduzimos o comando "dim" - ENTER - "ang" - selecionamos duas arestas - ENTER.
- De seguida criamos uma layer chamada "cotas gerais" com a mesma cor 253 e selecionamo-la como layer de trabalho.
- Para cotar o retângulo áureo juntamente com o retângulo2 vamos introduzir o comando "dim" - ENTER- "hor" - Introduzimos o ponto 1 e 2 - ENTER - "con" - selecionamos o ponto 2 e 3 - ENTER - "con" - selecionamos o ponto 3 e 4 - ENTER - "con" - selecionamos o ponto 4 e 5 - ENTER - "con" - selecionamos o ponto 5 e 6 - ENTER.
- Continuando na layer "cotas gerais" vamos continuar a cotar o pentágono, introduzindo o comando "dim" - ENTER - "ver" - seleciono dois pontos do pentágono.
- De seguida fizemos VPFREEZE para todas as layers excepto a layer "quadrado". E criamos a layer "quadrado padrões" e "quadrado legenda". Selecionamos a layer "quadrado legenda". Para criarmos uma legenda introduzimos o comando "dtext" - ENTER - clicamos no ponto inferior esquerdo - colocamos a altura 0,15 - clicamos no ponto inferior direito - ENTER - escrevemos quadrado - ENTER - ENTER.
- Para configurarmos a legenda vamos introduzir o comando "style" - ENTER - e escolher as seguintes definições:
- Como resultado final ficamos assim:
Sem comentários:
Enviar um comentário